Quero ser empreendedor: Por onde devo começar?

Nos últimos anos temos notado que há um forte desejo dos brasileiros em empreender. Frases como “quero ser empreendedor” ou “quero abrir o meu próprio negócio” foram repetidas muitas vezes, por exemplo. A boa notícia é que o momento do Brasil está totalmente propício para esse desejo se concretizar, apesar da crise.

Recentemente, o Sebrae encomendou uma pesquisa sobre o empreendedorismo no país que concluiu estarmos em nosso melhor momento desde 2002. A pesquisa mostra também que a taxa de empreendedorismo no país chegou a quase 40%, perto do dobro se compararmos com o ano de 2015.

Porém, ainda há muitos brasileiros que querem empreender e não sabem por onde começar. Por isso, preparamos aqui 5 pontos a serem desenvolvidos para quem está querendo entrar nessa jornada! Continue lendo para conferir quais são esses pontos!

1. Descubra o seu perfil

Muita gente acha que ser empreendedor é um dom e somente pessoas nascidas com ele podem empreender. Ledo engano! Até porque, não existe um perfil considerado certo nesse sentido, uma vez que está muito mais ligado a uma decisão, atitudes positivas e busca pelo aprimoramento do que com uma capacidade inata.

Para isso, o ideal é identificar com quais áreas você tem mais afinidade (gestão, marketing, vendas, cosméticos, etc.) e somá-las a características que podem ser desenvolvidas, tais como saber delegar tarefas, definir objetivos e metas, fazer um bom planejamento, entre outras.

2. Identifique um nicho promissor

Identificar um nicho que seja promissor é essencial para iniciar essa jornada em busca do sucesso. Nesse sentido, sugerimos estudar no mercado quais são os mais interessantes no período e na localização em que você se encontra. Além disso, procure entender quais são as reais e mais vantajosas oportunidades oferecidas e quais são os meios mais usados para fidelizar clientes.

Obviamente, se você já trabalhou com um mercado em específico, é algo que ajudará muito a realizar essa análise. Afinal, você poderá utilizar sua expertise para aumentar as chances de êxito.

Porém, não é necessário focar somente em mercados que você já tenha um conhecimento profundo. O importante é procurar o maior número possível de informações sobre diversos mercados e estudá-las antes de tomar sua decisão.

3. Encontre um problema a ser resolvido

Após ter encontrado o nicho de mercado, faça uma investigação sobre seus detalhes, a fim de identificar quais são os problemas do seu público alvo e quais deles ainda não foram resolvidos de forma efetiva.

Esse é o momento de começar a formar a sua solução de negócio. Mostre que você veio com algo diferente da concorrência e que vai resolver os problemas em definitivo, com qualidade e determinação.

4. Aceite seus erros

Pode ter certeza de que muitos erros vão aparecer no meio dessa jornada empreendedora. Porém, não adianta se lamentar e se martirizar. O bom empreendedor erra rápido para corrigir mais rápido ainda!

Até porque, errar é humano e é impossível evitar esse tipo de situação. O importante é aprender com seus equívocos para enriquecer suas próximas estratégias e ações.

5. Tire a ideia do papel

As etapas de pesquisa e planejamento do negócio são importantes. Porém, elas de nada vão adiantar se a ideia de negócio não for colocada em prática. É comum ver muitos empreendedores que morrem nessa fase de planejamento pelo simples medo de sair à rua e colocar a sua ideia para funcionar.

Então, procure colocar a mão na massa o quanto antes. Por exemplo, você não precisa ter uma loja física para tornar-se um distribuidor. Pode atuar inicialmente de forma online ou diretamente com o público-alvo, disponibilizando seus serviços. Esse é um processo muito rico, pois você e o seu negócio vão aprender muito com os feedbacks dos seus clientes em potencial!

E então? Pronto para colocar em prática o seu desejo que diz: quero ser empreendedor? Que tal pensar na área de distribuição de cosméticos? Aproveite e acompanhe nossa página do Facebook e receba mais dicas sobre empreendedorismo e produtos para o seu sucesso!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *