Pesquisa de Mercado: o que é e por que fazê-la antes de abrir seu negócio?

Quais os caminhos que nos levam ao sucesso na abertura de uma empresa? A resposta para essa pergunta não se encontra em uma fórmula mágica, mas no uso de ferramentas que lhe permitam superar os desafios inerentes a qualquer empreendimento.

No artigo de hoje, você verá por que a Pesquisa de Mercado é uma dessas principais ferramentas e como ela se encaixa no planejamento inicial de um negócio.

Definindo uma pesquisa de mercado

Para iniciar, é fundamental definirmos o que, afinal, é uma pesquisa de mercado. Levando em conta a realidade daqueles que desejam iniciar uma vida empreendedora, podemos conceituar tais pesquisas como uma análise mercadológica do segmento no qual se deseja investir.

É importante salientar que esse processo se dará por meio da coleta de informações relevantes que favoreçam a estruturação de sua empresa e lhe ajudem no processo de tomada de decisões organizacionais.

Nesse sentido, temos que analisar fatores que vão desde o público-alvo que você deseja atingir, até qual o perfil desse mesmo público, que produtos você pretende oferecer. de que forma esses produtos atenderão aos anseios de seus targets e como eles se diferenciam de sua concorrência.

Para elucidar, imagine que você deseja investir no segmento de beleza. Uma pesquisa de mercado pode lhe ajudar a optar sobre quais são as melhores opções de produto (populares, de alto padrão, etc.) segundo o perfil de seus clientes em potencial (são clientes profissionais ou do mercado em geral?).

Qual a função das pesquisas de mercado

Uma pesquisa de mercado pode assumir diferentes funções e deve ser continuamente utilizada dentro de diferentes contextos, para que todos os passos do negócio sejam dados de modo assertivo.

Com os questionamentos que já listamos até aqui relacionados a público-alvo e produtos, a pesquisa de mercado, se bem realizada, servirá, por exemplo, como um instrumento para o plano de negócios da empresa.

Outro ponto interessante é o fato de que a pesquisa de mercado contribuirá na hora de você encontrar novas oportunidades de negócio de acordo com o seu perfil. Você pode buscar essas oportunidades analisando, dentre outros pontos, qual o seu capital para investimentos e qual a rentabilidade e a taxa de retorno que está buscando.

Por que fazer uma pesquisa de mercado antes de abrir seu negócio?

Para facilitar seu entendimento, listamos aqui algumas razões que explicam a importância de se utilizar uma pesquisa de mercado antes mesmo de abrirmos uma empresa:

  • Estudar a concorrência lhe permite tomar a dianteira e desenvolver diferenciais competitivo;
  • Analisar seu público-alvo favorece a tomadas de decisões relacionadas a produtos, campanhas de marketing e modos de atingir futuros clientes;
  • Com as informações coletadas, teremos dados suficientes para um bom plano de negócios;
  • É possível ainda reduzir os riscos da abertura do negócio e ganhar mercado já nos momentos iniciais da empresa.

A pesquisa de mercado é uma aliada de qualquer empresa, pois ela é uma das ferramentas que contribuirá para que se desenhe o mapa da organização rumo ao sucesso.

E então, que achou do texto de hoje? Deixe aqui seu comentário e não deixe de curtir nossa página no Facebook. Desse modo, você terá acesso contínuo a diferentes conteúdos para auxiliar empreendedores do segmento de beleza.

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