Empreendedor, você entende a importância do planejamento estratégico?

Muito se fala da importância do planejamento estratégico para as empresas. Em uma 1ª análise, isso está relacionado às grandes corporações e aos estabelecimentos de maior porte.

Mas na realidade, o planejamento estratégico deve estar presente em empresas e instituições de todos os tamanhos. Independentemente do ramo de atividade ou do mercado envolvido, todos os empreendedores precisam ficar atentos ao seu estudo estratégico. Fazê-lo adequadamente pode ser uma das formas de garantir a sua sobrevivência, principalmente em momentos de crise.

Neste post, você encontrará informações sobre a importância do planejamento estratégico, além de conceitos básicos sobre o assunto. Confira!

Conceito de planejamento estratégico

Em administração de empresas, planejamento estratégico é um conceito largamente utilizado. Significa determinar quais são os objetivos de seu empreendimento e, a partir daí, pensar e planejar de maneira estratégica a forma de alcançá-los.

Para definir os seus objetivos e auxiliar na preparação de seu planejamento estratégico, você precisa ter definido os seguintes conceitos:

O negócio de seu empreendedorismo

É um significado único para as ações de sua empresa. É como o mercado vai perceber sua organização.

A missão de sua empresa

É a razão de existir do seu negócio, ou seja, o seu propósito fundamental.

A visão de futuro

Significa onde a sua organização quer chegar e o que pretende alcançar.

Valores

São os princípios que devem orientar todos os colaboradores da empresa em seus comportamentos, atitudes e decisões.

Com todas essas definições especificadas, é possível estabelecer o seu planejamento estratégico, que terá como base todos esses conceitos. Isso pode ser feito em momentos estabelecidos pelos gestores, sem que exista um intervalo preconcebido.

Importância do planejamento estratégico

O planejamento estratégico determina onde a empresa quer chegar. Devem ser definidos os planos de ação para que esse objetivo seja alcançado. Esse exercício precisa ser feito com discussões em um grupo de trabalho especificamente montado para a finalidade.

Nessas discussões, serão analisadas as forças e fraquezas que a organização possui e as oportunidades e ameaças que surgirão no decorrer do tempo. Esse já é um resultado importantíssimo para o negócio, pois traz à tona uma radiografia da situação do seu empreendimento.

O planejamento estratégico determina uma orientação global para a empresa e também traz aconselhamentos específicos para cada departamento. Assim, todos trabalharão focados em um mesmo objetivo. Todos os colaboradores precisam ter as informações definidas e os conhecimentos de sua responsabilidade para alcançar a meta determinada.

Anualmente, o planejamento estratégico deve ser reavaliado, com os planos de ação sendo seguidos por todos. Avalie os resultados e veja se eles estão de acordo com as metas estabelecidas, tanto no que se refere a prazos quanto a custos e objetivos. Faça as mudanças que sejam necessárias para a melhora nos indicativos.

Seguindo as diretrizes do planejamento estratégico, a sua instituição poderá evoluir e se manter no mercado. O crescimento vem por meio do cumprimento das tarefas designadas para cada membro de sua organização.

Agora que você já entendeu a importância do planejamento estratégico para a sua empresa, siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook e no Twitter!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *