4 tendências que prometem impactar o empreendedorismo nos próximos anos

Você se considera uma pessoa com espírito empreendedor? Está procurando por caminhos para investir no futuro? Então você veio ao lugar certo. No post de hoje vamos apresentar algumas das tendências de empreendedorismo que têm tudo para tomar conta do mercado nos próximos anos.

Acompanhe a leitura e conheça melhor o perfil de um empreendedor, além de conferir as ideias mais inovadoras para quem deseja começar seu próprio negócio. Vamos lá?

O empreendedor de sucesso e as tendências de empreendedorismo

Pense em todas as coisas ao seu redor. Sua casa, seu carro, sua vizinhança, as instituições e tudo mais que foi construído.

Cada um desses elementos foi novidade quando surgiu. Uma inovação criada por alguém ou um grupo. Pessoas que tiveram a capacidade de inovar ao apresentar ao mundo coisas novas e significativas, que foram se perpetuando na vida das pessoas com o passar dos anos.

Assim é o empreendedor. Alguém capaz de enxergar mais adiante e apresentar soluções para facilitar o dia a dia.

Um empreendedor de sucesso é aquele que tem olho clínico para identificar oportunidades e investir naquilo que realmente pode fazer a diferença. Para isso é preciso estar atento ao que chamamos de tendências. As principais delas estão logo abaixo.

1. Empreendedorismo sustentável

Esta talvez seja a grande tendência para os próximos anos. No empreendedorismo sustentável existe um equilíbrio de ações entre os interesses econômicos da empresa e o bem-estar social e ambiental. Isso implica em:

  • investir na capacitação de colaboradores;
  • repensar a estrutura profissional da empresa;
  • criar uma cultura de produção e consumo conscientes.

Uma aplicação do empreendedorismo sustentável é quando a companhia opta por dar preferência ao uso de materiais recicláveis no dia a dia do negócio.

2. Canal de comunicação

Com a modernização dos meios eletrônicos, tornou-se natural que as empresas passassem a investir em novas formas de atender aos clientes. Entretanto, não é isso o que vemos.

Cada vez mais companhias de grande porte pecam justamente por agirem na contramão dessa tendência, o que abre brechas para novas oportunidades no setor de atendimento.

É importante destacar que as redes sociais criaram um incrível canal de comunicação entre clientes e empresas. O sampling, por exemplo, leva o produto até o cliente para que ele possa testá-lo antes do lançamento.

3. Geolocalização

Você certamente já parou para pensar no impacto do uso dos smartphones no empreendedorismo. Mas será que está pensando nas oportunidades do mercado da geolocalização?

Com ela é possível trabalhar com mapas, o que permite, entre outras ações, fazer com que o consumidor localize as empresas e ofertas presentes perto de onde ele se encontra. É uma oportunidade de ouro para inspirar a criação de novos negócios ou melhorar as vendas.

Aplicativos como Waze e Pokémon Go são ótimos exemplos de aplicação da geolocalização nos negócios.

4. Serviços de assinatura

A Microsoft, famosa por seus pacotes Office, já oferece o Office 365, uma alternativa de assinatura mensal para seus programas de computador. Isso vai na linha de serviços de assinatura oferecidos por empresas como a Netflix, o Spotify, entre outros.

É fato que existe uma tendência forte por serviços de assinatura que cobram pouco e abocanham uma grande fatia do mercado. Nesse sentido, você pode lucrar muito sabendo criar uma proposta diferenciada.

O post de hoje fica por aqui, mas queremos sua participação nos comentários. Se você conhece outras tendências de empreendedorismo, compartilhe escrevendo logo abaixo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *