4 segredos para visitar mais clientes em potencial

Estar na rua diariamente fazendo visitas e apresentando seus produtos requer muita organização para que o tempo seja bem aproveitado — principalmente porque fora de um escritório são muitas as distrações e variáveis que podem impactar na sua produtividade, como o clima e o trânsito.

No post de hoje, você vai conhecer quatro segredos para visitar mais clientes em potencial e melhorar a sua gestão do tempo. São dicas simples, mas que, se aplicadas corretamente, podem tornar o seu dia a dia mais fácil e gerar excelentes resultados. Vamos lá?

1. Organize-se com antecedência

Organizar-se com antecedência é fundamental para quem deseja aproveitar melhor o seu tempo e visitar o máximo de clientes no período. Saber, no dia anterior, quais clientes serão visitados e qual a melhor rota para as visitas poupará muitas idas e vindas — que, no trânsito, podem significar uma enorme quantidade de tempo perdida, além de gastos com combustível e estacionamento.

Uma ligação no dia anterior também pode ajudar a descobrir incompatibilidades de agenda, permitindo que você se reorganize antes de sair de casa ou do escritório.

2. Estude os seus clientes

Ainda antes de ir para a rua, invista tempo estudando os clientes que serão visitados. Caso esteja trabalhando com novos potenciais clientes, navegue em seus sites e mídias sociais para entender o perfil de público com que trabalham, qual linguagem utilizam e quais serviços oferecem. Relacione também os produtos que você acredita que atenderão bem às suas necessidades.

Essas informações ajudarão na fase de qualificação e serão um material rico a ser utilizado nos primeiros minutos de conversa. Além de passar mais confiança e mostrar que você fez a sua tarefa de casa, estudar o seu cliente com antecedência poupará um tempo precioso quando estiverem conversando e permitirá que avancem mais rápido com a negociação.

3. Registre as informações sobre cada visita

Cada visita gera informações sobre o cliente, seu negócio e suas necessidades. Você deve registrar essas informações em seu sistema de gestão de clientes (um CRM, por exemplo) para que estejam à mão na próxima visita.

Um histórico de relacionamento bem organizado fará com que você aproveite muito melhor o seu tempo, já que não precisará ficar recapitulando com o cliente o que já foi pedido, quais suas preferências e outras informações já discutidas. Isso significa investir tempo após cada atendimento cadastrando essas informações, o que não é nada diante dos benefícios que a correta gestão do relacionamento com o cliente pode trazer.

4. Aproveite a viagem

Para melhorar a sua gestão do tempo, aproveite cada viagem para prospectar novos clientes. Ao programar uma rota em um bairro novo, por exemplo, reserve um tempo para andar pelo bairro em busca de novos salões e profissionais que não puderam ser encontrados pela internet.

Registre as informações, tire fotos e mantenha tudo isso à mão para que, na próxima vez em que estiver no bairro, possa incluir essas novas empresas no roteiro. Aproveite também para pedir indicações, analisar a vizinhança, o perfil dos clientes e tudo mais que puder ser usado posteriormente. Essa também é uma boa estratégia para lidar com espaços vazios inesperados na agenda!

Planejando-se adequadamente e desenvolvendo algumas estratégias de organização, é possível fazer uma boa gestão do tempo e aumentar ainda mais a sua cartela de clientes.

Você tem outras dicas para gerir o tempo e melhorar a prospecção de clientes? Compartilhe conosco nos comentários!

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